quinta-feira, 28 de novembro de 2013

Engenharia Civil e Consciência Ambiental: Unificação mais que necessária.



Atualmente uma das grandes preocupações a nível mundial é com a preservação do meio ambiente, dentre estas à geração de resíduos, pois sempre estiveram presentes no cotidiano populacional. Com o constante processo de urbanização acarretou o aumento nos índices da construção civil, tais demandas por novos espaços construídos trouxeram também novos problemas ambientais para os centros urbanos como, por exemplo, o destino final ou aproveitamento adequado dos resíduos da construção civil. 
Fica clara a necessidade de adoção por um novo modelo de gestão para esse tipo de problema. Devem ser caracterizadas novas metodologias por ações integradas e de caráter preventivo, visando sempre à redução dos resíduos de construção, a facilitação de sua coleta, a reutilização, a reciclagem e a destinação final adequada. Uma maneira de se combater a ineficácia da gestão corretiva e a postura irresponsável dos gestores dos resíduos sólidos é propondo soluções sustentáveis para as áreas urbanas cada vez mais adensadas e complexas de gerir.

A introdução de disciplinas que abordem a problemática ambiental, e introduzam conceitos como desenvolvimento sustentável, reciclagem, reaproveitamento, entre outros, durante o processo de formação do engenheiro civil é de suma importância, pois é nesse período onde mais facilmente se conseguirá desenvolver uma consciência ambiental no futuro profissional. Para que se atinja o desenvolvimento sustentável, também são necessárias políticas públicas consistentes, abrangendo as áreas de legislação, pesquisa e desenvolvimento, legislação tributária e educação ambiental.

JANINE PASSOS

Nenhum comentário:

Postar um comentário